Foto: Divulgação
As negociações entre o Sindilojas Rio Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio Grande seguem sem avanços, gerando preocupação no setor varejista da região. O sindicato patronal afirma que a insistência da entidade laboral em vincular aumentos à oneração do trabalho aos domingos e feriados traz prejuízos diretos para empresas e trabalhadores, afetando Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
O Sindilojas destaca que, mesmo após flexibilizações nas propostas, como reajustes pelo INPC e aumento real de 29,92% no vale-refeição, o sindicato laboral manteve uma postura intransigente, sem apresentar alternativas. A falta de acordo resultou em liminares que impediram empresas de abrir em feriados, causando perdas financeiras para trabalhadores.
A proposta do Sindilojas inclui reajustes de piso conforme o INPC, com adicional de 1% em 2025, e vale-refeição de R$ 338,00, quase 30% acima da inflação prevista. No entanto, o sindicato laboral condiciona as negociações à cobrança extra pelo trabalho aos domingos, o que, segundo os lojistas, fere a legislação vigente.
Outra crítica do Sindilojas é a tentativa de restringir a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho para feriados apenas às empresas de shopping em Rio Grande, excluindo as demais. Sem uma solução para o impasse, as empresas estão prejudicadas, pois não conseguem abrir em dias de maior movimento, impactando significativamente no faturamento.
